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10/05/2018

Como investir e atrair clientes para a minha loja?

Por: Camila Alcântara
Fotos: Reprodução / Mega Polo Moda


Da fachada da loja até o seu provador: nada deve ser esquecido quando o assunto é conquistar um cliente, porém, um bom visual merchandising é divisor de águas para atrair um potencial cliente e al-guns aspectos desse trabalho devem receber maior cuidado em sua elaboração. 

 Segundo recente pesquisa encomendada pela Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo – Abiesv, entre as várias constatações importantes, 56% dos consumidores de um universo de 616 entrevistados (em lojas de shoppings), acham que o fator mais importante em um estabelecimento comercial é a boa disposição dos produtos. 

E quando se fala em boa disposição de produtos, muitos outros detalhes precisam ser analisados, não é mesmo? Existem ainda outros fatores decisivos para os consumidores, sendo que 53% se importam com o serviço de caixa, que deve ser rápido; e 39% querem amplo espaço para circulação. E, ainda, 38% se preocupam com a boa climatização (ventilador e ar condicionado) e 31% com bons provado-res. No caso de consumidores de lojas de ruas, as porcentagens sofrem algumas poucas alterações. Chama a atenção, por exemplo, a boa climatização que sobe para 43%.
O consumidor, também, nota outros aspectos, mas com menor relevância, como bons provadores (32%), boa sinalização de setores (23%), fachada atrativa e espaço para descanso, como sofás (am-bos com 17%) e música ambiente agradável (12%).

Apesar do avanço digital, a grande parte dos consumidores também querem ter a experiência de compra física, e por isso, é cada vez mais importante atender às necessidades e conquistar o consumidor, reparando a todos os detalhes.

Fachada atrativa
Comparando aspectos físicos da loja em geral, como espaço, provadores, caixa, entre outros, a facha-da não aparece com alta relevância. Porém, é um aspecto fundamental para atrair consumidores à loja. Por meio dela, consumidores já conseguem ter uma primeira impressão se possuem identidade e se combinam com a loja.
De acordo com o universo pesquisado, 63% acham que a fachada é fundamental para identificar a marca; 59% identificam se a loja combina com seu gosto pela fachada (destes, 62% são do sexo femi-nino). Analisando a fachada, 57% dos entrevistados decidem se vão entrar na loja ou não (60% do sexo feminino) e a mesma porcentagem já sabe se a loja é cara ou barata. E, ainda, 50% já sabem se tem produtos de qualidade pela fachada.

 

Provadores amplos
A maior parte dos consumidores costumam usar o provador antes de comprar (74% sempre e 22% as vezes). E o mais importante é encontrar um provador com espaço amplo, foi o que apontou 30% dos entrevistados. Uma boa iluminação, também, está entre os principais requisitos (20%), seguido de ter uma boa ventilação (18%), vários espelhos (15%) cabideiro (11%) e poltrona (7%).

Sobre a pesquisa:  51% do entrevistados são do sexo masculino e 49%¨do feminino. Entre 18 e 66 anos de idade (55% deles estão entre 25 e 44 anos). São das classes sociais A, B e C, de várias par-tes do País, mas predominantemente dos estados de São Paulo (27%) e de Minas Gerais (12%).
 

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